Educação integral no ensino superior: um olhar sobre o aspecto físico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i1.12168

Palavras-chave:

Educação integral, Desenvolvimento físico, Educação.

Resumo

O presente artigo busca analisar as matrizes curriculares de uma instituição de ensino superior para verificar o aspecto do desenvolvimento físico presente como parte de uma educação integral proposta. Foi feito um levantamento bibliográfico da definição de educação integral, em seguida é apresentada a história da disciplina de educação física no currículo do ensino superior brasileiro. A análise da matriz apontou que a instituição possuía uma disciplina de educação física, que era prática e com diversidade de ambientes, mas após a LDB de 1996 e a ausência da obrigatoriedade dessa disciplina no ensino superior fez com que aos poucos ela fosse sendo substituída na matriz deixando os alunos sem uma disciplina que cuide do desenvolvimento físico de forma prática.

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Biografia do Autor

Erling Walter Quiaper Simeon, Centro Universitário Adventista de São Paulo – (UNASP)

Graduado em Pedagogia (2011) e Teologia, ambos pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2012). Pós-graduado em Aconselhamento Familiar e Educacional (2013), Teologia Bíblica (2015) com MBA em Gestão de EaD e Tutoria Online (2016) e possui Mestrado Profissional em Educação (2018) no UNASP Engenheiro Coelho com pesquisa na área da Educação Integral. Tem experiência com Educação a Distância desde 2014, trabalhando como Tutor, Designer Instrucional, Gerente de Produção de Cursos e Suporte de AVA. Atualmente trabalha como diretor espiritual do UNASP EaD, coordenador do PROAD EAD, professor regente das disciplina de Cosmovisão Bíblico Cristã e Antropologia Cristã e é coordenador da produção das disciplinas religiosas da instituição. Tem experiência na área de Educação, EaD e projetos esportivos.

Helena Brandão Viana, Centro Universitário Adventista de São Paulo – (UNASP)

Helena Brandão Viana concluiu a Graduação em educação fisica pela Universidade Estadual de Campinas em 1989. Cursou mestrado em educação fisica pela UNICAMP, concluido em 2003. Em seu doutorado estudou a temática da sexualidade na velhice, e para isto validou e adaptou culturalmente a escala ASKAS, para utilizacão na cultura brasileira e passou 4 meses na Simon Fraser University, em Vancouver, Canadá, onde cursou a disciplina "programas de promoção de saúde no envelhecimento" e teve como orientador internacional o Prof. Dr. Andrew Wister, diretor do departamento de gerontologia daquela universidade.Foi durante 5 anos coordenadora da da faculdade adventista da terceira idade e por 12 anos coordenadora do projeto feliz idade, de atividades física com idosos. Também foi professora titular no curso de educação física no UNASP-HT. Ministra aulas de metodologia de pesquisa em cursos de pós-graduação no unasp-HT. É professora permanente no mestrado em educação no UNASP-EC. Esteve como pesquisadora visitante na Simon Fraser University, Canada, na faculdade de educação, junto ao programa AGE-WELL, com a qual possui parceria de Pesquisa em dois projetos. Possui tambem uma parceria com a Andrews University nos EUA, para validação do GDI, Inventario para avaliar o crescimento espiritual.

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Publicado

02/01/2020

Como Citar

QUIAPER SIMEON, E. W.; VIANA, H. B. Educação integral no ensino superior: um olhar sobre o aspecto físico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 159–171, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i1.12168. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12168. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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Artigos teóricos

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