O(s) processo(s) de orientação: reflexões a partir de casos históricos e hipotéticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14919

Palavras-chave:

Orientação, Formação docente, Ensino Superior

Resumo

Pesquisas no campo da formação de professores têm contemplado de forma incipiente as relações entre orientandos e orientadores, principalmente no que concerne ao planejamento didático da orientação. Da mesma forma, a legislação brasileira não especifica qual(is) o(s) papel(is) do orientador nos diferentes níveis de ensino. Neste ensaio, refletimos sobre o(s) processo(s) de orientação por meio de casos históricos e hipotéticos, inspirados em situações reais, de modo a fomentar a ampliação de discussões sobre esta temática. A partir dos casos, evidenciamos elementos e posturas inerentes à orientação, como herança de capital intelectual, influência na visão de mundo e divergências de posturas ideológicas. O processo de orientação é mais influenciado pelas vivências dos orientadores do que por aspectos de caráter educacional.

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Biografia do Autor

Pedro Maciel de Paula Garcia, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá – MT

Professor Adjunto da Faculdade de Geociências. Doutorado em Geologia (UFBA).

Carolina Santos Bonfim, Universidade de Brasília (UNB), Brasília – DF

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

Delarim Martins Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá – MT

Professor Associado do Instituto de Educação. Doutorado em Educação (UNESP).

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Publicado

01/03/2021

Como Citar

GARCIA, P. M. de P.; BONFIM, C. S.; GOMES, D. M. O(s) processo(s) de orientação: reflexões a partir de casos históricos e hipotéticos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.1, p. 850–865, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iEsp.1.14919. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14919. Acesso em: 11 dez. 2024.

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