A proposta de um Programa de Pós-Graduação em Educação e as avaliações da CAPES

Um estudo de caso a partir da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17773

Palavras-chave:

Avaliação, Programas de Pós-Graduação, CAPES

Resumo

Este artigo propõe analisar como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) avalia um Programa de Pós-Graduação em Educação. Os objetivos são: problematizar o desempenho do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PPGE/UNIOESTE) descritos nos Pareceres finais da Comissão de Área; analisar, através das recomendações dos avaliadores, quais são as melhorias indicadas pelos consultores; apresentar, em perspectiva comparada, sugestões, diretrizes e estratégias que são adotadas por Programas consolidados e, que, eventualmente, possam ser adotados tanto pelo PPGE/UNIOESTE, quanto por outros Programas de Pós- Graduação em situação similar. Os resultados da pesquisa problematizam os comentários positivos, negativos e as sugestões exaradas pelos avaliadores, bem como parte das tendências e dos desafios impostos aos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil.

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Biografia do Autor

Fabio Lopes Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras. Pós-doutorado em Educação (UNIFESP).

Yuliia Felenchak, Lviv State University of Physical Culture

Professora visitante estrangeira junto ao Programa de Pós- Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutorado em Demografia, economia do trabalho, economia social e política (UNDL, Ucrânia).

Andrii Holod, Lviv State University of Physical Culture

Professor visitante estrangeiro junto ao Programa de Pós- Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutorado em Desenvolvimento de forças produtivas e economia regional (UTEC, Ucrânia).

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Publicado

14/12/2023

Como Citar

ALVES, F. L.; FELENCHAK, Y.; HOLOD, A. A proposta de um Programa de Pós-Graduação em Educação e as avaliações da CAPES: Um estudo de caso a partir da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023134, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17773. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17773. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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