Avaliação da situação-problema por tutores e discentes em um curso de graduação vivenciado em metodologias ativas

Autores

  • Rodrigo Dornelas Mestre em Ciências da saúde, Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
  • Kelly da Silva Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo; Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
  • Carla Patrícia Hernadez Alves Ribeiro César Doutora pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
  • Aline Cabral de Oliveira-Barreto Pós doutorado (em curso) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe (UFS). https://orcid.org/0000-0002-8013-8653
  • Raphaela Barroso Guedes-Granzotti

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p245

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Ensino, Aprendizagem baseada em problemas,

Resumo

O objetivo do artigo é comparar as avaliações de discentes e tutores sobre os problemas utilizados em um curso de Fonoaudiologia estruturado em metodologias ativas. Para tanto foi analisada a avaliação formativa realizada por 30 discentes e quatro tutores do II Ciclo do curso de Fonoaudiologia de uma Universidade Pública. Foram analisadas as avaliações de 36 situações-problema por meio de escalas de zero (insuficiente) a quatro (ótimo), atribuídas para avaliar as situações-problema. Os resultados foram analisados estatisticamente (coeficiente Kappa e Mann-Whitney, com nível de significância de 5%). Não houve concordância entre as avaliações dos problemas pelos alunos e pelos tutores (índice Kappa = 0,0036), sendo que os discentes pontuaram as questões dos problemas com maiores notas (média: 3,7) quando comparadas aos dos tutores (média: 3,16), embora todos tenham atribuído, em média, boa facilidade para a resolução das situações-problema. Assim, não houve concordância entre as avaliações das situações problemas entre tutores e discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11/04/2016

Como Citar

DORNELAS, R.; DA SILVA, K.; CÉSAR, C. P. H. A. R.; OLIVEIRA-BARRETO, A. C. de; GUEDES-GRANZOTTI, R. B. Avaliação da situação-problema por tutores e discentes em um curso de graduação vivenciado em metodologias ativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 1, p. 245–257, 2016. DOI: 10.21723/riaee.2016.v11.n1.p245. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7613. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.