Avaliação da situação-problema por tutores e discentes em um curso de graduação vivenciado em metodologias ativas
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p245Palavras-chave:
Avaliação educacional, Ensino, Aprendizagem baseada em problemas,Resumo
O objetivo do artigo é comparar as avaliações de discentes e tutores sobre os problemas utilizados em um curso de Fonoaudiologia estruturado em metodologias ativas. Para tanto foi analisada a avaliação formativa realizada por 30 discentes e quatro tutores do II Ciclo do curso de Fonoaudiologia de uma Universidade Pública. Foram analisadas as avaliações de 36 situações-problema por meio de escalas de zero (insuficiente) a quatro (ótimo), atribuídas para avaliar as situações-problema. Os resultados foram analisados estatisticamente (coeficiente Kappa e Mann-Whitney, com nível de significância de 5%). Não houve concordância entre as avaliações dos problemas pelos alunos e pelos tutores (índice Kappa = 0,0036), sendo que os discentes pontuaram as questões dos problemas com maiores notas (média: 3,7) quando comparadas aos dos tutores (média: 3,16), embora todos tenham atribuído, em média, boa facilidade para a resolução das situações-problema. Assim, não houve concordância entre as avaliações das situações problemas entre tutores e discentes.
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