Métodos de avaliação discente em um curso de graduação baseado em metodologias ativas

Autores

  • Aline Cabral de Oliveira-Barreto Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto.
  • Raphaela Barroso Guedes-Granzotti Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto.
  • Danielle Ramos Domenis Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto.
  • Ariane Damasceno Pellicani Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto
  • Kelly da Silva Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto.
  • Rodrigo Dornelas Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto.
  • Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8745

Palavras-chave:

Avaliação educacional. Ensino. Aprendizagem baseada em problemas.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo comparar e correlacionar os resultados das avaliações formativa e somativa nas sessões tutoriais e habilidades práticas de um curso de graduação em Fonoaudiologia de uma Universidade pública brasileira. A amostra foi constituída por resultados de avaliações somativas e formativas de sessões tutoriais e habilidades práticas de 42 discentes do II Ciclo do curso de Fonoaudiologia de uma Universidade pública, que utiliza como método de ensino-aprendizagem a metodologia ativa, com a abordagem da aprendizagem baseada em problemas. Foram aceitos apenas os resultados de avaliações de discentes com assiduidade mínima de 75%. Os dados foram tabulados e submetidos a tratamento estatístico com p-valor ≤ 0,05. Foi observado correlação positiva entre as avaliações formativa e somativa, tanto em sessões tutoriais quanto em habilidades práticas. Foram identificados maiores escores para a avaliação formativa, com presença de diferenças significativas (p<0,01). Conclui-se que houve correlação positiva entre as avaliações formativas e somativas em sessões tutoriais e de habilidades, com melhores resultados para a formativa (tanto em sessões tutoriais quanto em habilidades). Neste contexto, o presente estudo demonstra a necessidade da implementação e/ou valorização de avaliações diárias de caráter formativo no desenvolvimento dos cursos de graduação em fonoaudiologia.

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Biografia do Autor

Aline Cabral de Oliveira-Barreto, Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto.

Docente do Departamento de Fonoaudiologia - Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto.

Raphaela Barroso Guedes-Granzotti, Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto.

Docente do Departamento de Fonoaudiologia - Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto.

Danielle Ramos Domenis, Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto.

Docente do Departamento de Fonoaudiologia - Universidade Federal de Sergipe Campus Lagarto.

Ariane Damasceno Pellicani, Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto

Docente do Departamento de Fonoaudiologia - Universidade federal de Sergipe - Campus Lagarto.

Kelly da Silva, Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto.

Docente do Departamento de Fonoaudiologia - Universidade Fedearal de Sergipe - Campus Lagarto.

Rodrigo Dornelas, Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto.

Docente do Departamento de Fonoaudiologia - Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto.

Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César, Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto

Docente do Departamento de Fonoaudiologia - Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto.

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Publicado

04/03/2017

Como Citar

OLIVEIRA-BARRETO, A. C. de; GUEDES-GRANZOTTI, R. B.; DOMENIS, D. R.; PELLICANI, A. D.; SILVA, K. da; DORNELAS, R.; CÉSAR, C. P. H. A. R. Métodos de avaliação discente em um curso de graduação baseado em metodologias ativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp., p. 1005–1019, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.8745. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8745. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Artigos teóricos

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