A educação ambiental na formação dos engenheiros florestais: análise curricular e DCNEA

Autores

  • Elaine das Graças Frade Universidade Federal de Lavras
  • José Luiz Pereira de Rezende Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n1.2018.9114

Palavras-chave:

Projeto pedagógico de curso. Currículo. Ensino superior.

Resumo

 

A construção de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) em atendimento as  Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) tornou-se um desafio para as instituições de ensino superior principalmente a partir de 2003, após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Este artigo analisa as DCN para a Educação Ambiental (EA), instituídas pela Resolução do Ministério da Educação Nº 02 de 15.06.2012, onde estão previstas as ações de EA necessárias aos PPC em observância da Política Nacional de Educação Ambiental de 1999, e com a finalidade de desenvolvimento da formação profissional. Este estudo é parte de uma pesquisa de doutorado que envolveu três instituições federais. Objetiva-se neste recorte, analisar as DCNEA e o PPC do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com o propósito de identificar ações e metodologias adequadas em EA e possíveis espaços para adequação. Utilizou-se dos dados do ENADE (2011) para definir este objetivo de estudo, pois o curso da UFLA obteve a melhor nota neste exame. Definiu-se como estratégia metodológica a pesquisa qualitativa com revisão de literatura, e análise documental em legislações ambientais brasileiras, bem como nas DCN para cursos de Engenharia Florestal, DCNEA e PPC de Engenharia Florestal da UFLA. Após a análise do PPC foi possível perceber que no PPC da UFLA será necessária uma adequação com relação aos princípios da EA previstos na DCNEA.

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Biografia do Autor

Elaine das Graças Frade, Universidade Federal de Lavras

Professora do Departamento de Educação da UFLA. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Engenharia Florestal da UFLA, linha de pesquisa: Manejo Florestal - área: Legislação e Gestão Ambiental. Coordenadora do PIBID Interdisciplinar da UFLA. Atuou como Coordenadora UAB na UFLA de 2008 a 2010. Sub-coordenadora do Projeto Adolescência e Juventude na relação com o Ambiente - financiado pela FAPEMIG, edital 13/2012. Coordenadora do PROEXT 2014/ UFLA.Participou da elaboração do Projeto de Criação do Curso de Pedagogia a distância da UFLA e o coordenou até 2012. Atuou na Coordenação Pedagógica do Centro de Educação a Distância da UFLA de 2011 a 2012, coordenou a equipe de Tutoria da Especialização em Educação Ambiental até 2012. Mestre em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde (2003), especialista em Design Instrucional (UNIFEI), Docência do Ensino Superior a Distância (UNIS), Solos e Meio Ambiente (UFLA) e Psicopedagogia (UNIS). Experiência de 17 anos de atuação em cursos de Formação de Professores e Professoras. Atualmente ministro aulas nos cursos de graduação e pós graduação, presenciais e a distância. Pesquisadora participante dos Grupos de Pesquisa: Biometria, Inventário e Manejo de Florestas; Desenvolvimento em Tecnologias para a Inovação Pedagógica, com pesquisas em temáticas transversais, principalmente relativas a educação ambiental e legislação ambiental

José Luiz Pereira de Rezende, Universidade Federal de Lavras

José Luiz Pereira de Rezende; Doutorado em Economia Florestal pela University of Toronto, UTORONTO, Canadá. Mestrado em Ciência Florestal  pela Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil. Professor visitante do Departamento de Engenharia Florestal e membro do corpo docente do Programa de Pós Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal de Lavras.

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Publicado

03/01/2018

Como Citar

FRADE, E. das G.; DE REZENDE, J. L. P. A educação ambiental na formação dos engenheiros florestais: análise curricular e DCNEA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 107–123, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n1.2018.9114. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9114. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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