A educação ambiental na formação dos engenheiros florestais: análise curricular e DCNEA
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n1.2018.9114Palavras-chave:
Projeto pedagógico de curso. Currículo. Ensino superior.Resumo
A construção de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) em atendimento as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) tornou-se um desafio para as instituições de ensino superior principalmente a partir de 2003, após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Este artigo analisa as DCN para a Educação Ambiental (EA), instituídas pela Resolução do Ministério da Educação Nº 02 de 15.06.2012, onde estão previstas as ações de EA necessárias aos PPC em observância da Política Nacional de Educação Ambiental de 1999, e com a finalidade de desenvolvimento da formação profissional. Este estudo é parte de uma pesquisa de doutorado que envolveu três instituições federais. Objetiva-se neste recorte, analisar as DCNEA e o PPC do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com o propósito de identificar ações e metodologias adequadas em EA e possíveis espaços para adequação. Utilizou-se dos dados do ENADE (2011) para definir este objetivo de estudo, pois o curso da UFLA obteve a melhor nota neste exame. Definiu-se como estratégia metodológica a pesquisa qualitativa com revisão de literatura, e análise documental em legislações ambientais brasileiras, bem como nas DCN para cursos de Engenharia Florestal, DCNEA e PPC de Engenharia Florestal da UFLA. Após a análise do PPC foi possível perceber que no PPC da UFLA será necessária uma adequação com relação aos princípios da EA previstos na DCNEA.
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