Gestão e autonomia no currículo de educação física: caminhos para a desconstrução da imagem de “jogadores de bola”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13021

Palavras-chave:

Educação física, Gestão, Autonomia, Currículo.

Resumo

Neste artigo, de caráter ensaístico, realizamos um estudo bibliográfico sobre nossas três palavras-chave nas plataformas acadêmicas Scielo e ERIC, bem como um estudo exploratório sobre o currículo de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o objetivo de levantar se as temáticas gestão, autonomia e currículo estão contempladas em sua grade. Partimos da premissa de que a presença destas preocupações na formação inicial de licenciados em Educação Física pode contribuir para minimizar a imagem (negativa) do senso comum sobre educadores físicos como meros “jogadores de bola”. Isto porque, conforme a concepção curricular de formação inicial, tais prerrogativas, quando presentes na grade, poderiam ajudar a formar profissionais que não se preocupem apenas com a parte técnica e competitiva da educação física, mas com esta matéria como um campo de saber em si mesmo que pode, por sua vez, contribuir para a formação de profissionais éticos e politizados, mobilizados pela defesa de direitos humanos e do bem comum. Os resultados apontaram a ausência das temáticas na grade curricular do curso, assim como uma baixa quantidade na pesquisa bibliográfica o que, para nós, pode ser um dos indicativos da imagem negativa destes profissionais no senso comum.

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Biografia do Autor

Allana Glauco da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ

Graduanda em Educação Física.

Mônica Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ

Professora Associada. Departamento de Fundamentos da Educação.

Manoella Senna, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ

Doutoranda em Educação. Orientadora Educacional do Colégio Garriga de Menezes.

Referências

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Publicado

01/10/2019

Como Citar

SILVA, A. G. da; SANTOS, M. P. dos; SENNA, M. Gestão e autonomia no currículo de educação física: caminhos para a desconstrução da imagem de “jogadores de bola”. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp.1, p. 936–951, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23iesp.1.13021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13021. Acesso em: 29 mar. 2024.

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