Formação continuada de professores para educação inclusiva: uma experiência com casos de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13508

Palavras-chave:

Casos de ensino, Formação continuada, Docência, Inclusão escolar.

Resumo

O objetivo do artigo é refletir, a partir das narrativas de professoras colaboradoras, sobre o potencial dos casos de ensino para a aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente no contexto da educação inclusiva. Metodologicamente, optou-se pelo referencial construtivo-colaborativo de investigação, tendo os casos de ensino como a principal estratégia de produção dos dados. Foi realizada uma formação-investigação com oito professoras de uma escola pública municipal de Natal/RN. As narrativas escritas por elas, que por suas características se configuram como casos de ensino, e os discursos das docentes, demonstram que os casos de ensino contribuíram para ampliar os seus conhecimentos sobre a inclusão de alunos com deficiência, gerando questionamentos acerca da prática pedagógica, com a intenção de redimensioná-la. Entende-se que os casos de ensino potencializaram a aprendizagem e a reflexão docentes, sugerindo a sua adequação como estratégia de formação de professores com vistas ao ensino inclusivo.

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Biografia do Autor

Viviane Preichardt Duek, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis – SC

Professora Adjunta do Departamento de Educação Física.

Isa Mara Colombo Scarlati Domingues, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – GO

Professora Adjunta da Unidade Acadêmica Especial de Educação.

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Universidade Presbiteriana (Mackenzie), São Paulo – SP

Professora Adjunta III no Centro de Educação, Filosofia e Teologia/CEFT – Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura.

Lúcia de Araújo Ramos Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN

Professora Titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

04/03/2020

Como Citar

PREICHARDT DUEK, V.; SCARLATI DOMINGUES, I. M. C.; MIZUKAMI, M. da G. N.; MARTINS, L. de A. R. Formação continuada de professores para educação inclusiva: uma experiência com casos de ensino. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 916–931, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp.1.13508. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13508. Acesso em: 8 abr. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática - Educação especial e inclusão: diálogos sobre pesquisa, políticas e práticas

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