Formação continuada de professores para educação inclusiva: uma experiência com casos de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13508

Palavras-chave:

Casos de ensino, Formação continuada, Docência, Inclusão escolar.

Resumo

O objetivo do artigo é refletir, a partir das narrativas de professoras colaboradoras, sobre o potencial dos casos de ensino para a aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente no contexto da educação inclusiva. Metodologicamente, optou-se pelo referencial construtivo-colaborativo de investigação, tendo os casos de ensino como a principal estratégia de produção dos dados. Foi realizada uma formação-investigação com oito professoras de uma escola pública municipal de Natal/RN. As narrativas escritas por elas, que por suas características se configuram como casos de ensino, e os discursos das docentes, demonstram que os casos de ensino contribuíram para ampliar os seus conhecimentos sobre a inclusão de alunos com deficiência, gerando questionamentos acerca da prática pedagógica, com a intenção de redimensioná-la. Entende-se que os casos de ensino potencializaram a aprendizagem e a reflexão docentes, sugerindo a sua adequação como estratégia de formação de professores com vistas ao ensino inclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Preichardt Duek, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis – SC

Professora Adjunta do Departamento de Educação Física.

Isa Mara Colombo Scarlati Domingues, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – GO

Professora Adjunta da Unidade Acadêmica Especial de Educação.

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Universidade Presbiteriana (Mackenzie), São Paulo – SP

Professora Adjunta III no Centro de Educação, Filosofia e Teologia/CEFT – Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura.

Lúcia de Araújo Ramos Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN

Professora Titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

BAPTISTA, C. R. A inclusão e seus sentidos: entre edifícios e tendas. In: BAPTISTA, C. R. (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006. p. 83-93.

COLE, A.; KNOWLES, J. Teacher development partnership research: a focus on methods and issues. American Educational Research Journal, v. 30, n. 3, p. 473-495, 1993.

DAMÁZIO, M. F. M. Metodologia do serviço do atendimento educacional especializado em uma perspectiva inclusiva na escola regular. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. esp. 2, p. 840-855, dez. 2018. ISSN 1519-9029. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11916. Acesso em: 27 mar. 2020.

DUEK, V. P. Educação inclusiva e formação continuada: contribuições dos casos de ensino para os processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores. Orientadora: Lucia De Araujo Ramos Martins. 2011. 349 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14342. Acesso em: 27 mar. 2020.

GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999. (Coleção Ciências da Educação – Século XXI).

GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; VITTA, F. C. F. 10 anos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em debate: trajetória, limites e desafios. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. esp. 2, p. 711-715, dez. 2018. ISSN 1519-9029. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11968. Acesso em: 27 mar. 2020.

JESUS, D. M. O estudo de caso como dispositivo para a formação continuada numa perspectiva inclusiva. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE-UFES, Vitória, v. 9, n. 17, p. 104-131, jan./jun., 2003.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. (Coleção Cotidiano Escolar).

MANTOAN, M. T. E.; BAPTISTA, M. I. S. D. Inovar para fazer acontecer: como estamos fortalecendo redes de apoio à educação inclusiva. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. esp. 2, p. 763-777, dez. 2018. ISSN 1519-9029. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11911. Acesso em: 27 mar. 2020.

MARTINS, L. A. R. Formação de professores numa perspectiva inclusiva: algumas constatações. In: MANZINI, E. J. (Org.). Inclusão e acessibilidade. Marília: ABPEE, 2006. p. 17-27.

MERSETH, K. K. (Org.). Desafios Reais do Cotidiano Escolar Brasileiro: 22 dilemas vividos por diretores, coordenadores e professores em escolas de todo o Brasil. São Paulo: Instituto Península/Editora Moderna, 2018.

MERSETH, K. K. Cases and case methods in teacher education. In: SIKULA, J. Handbook of research on teacher education. New York: Macmillan, 1996. p. 722-744.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: professores formadores. E-Curriculum: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP, São Paulo, v. 1, n. 1, dez./jul. 2005-2006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3106. Acesso em: 27 mar. 2020.

MIZUKAMI, M. G. N. Casos de ensino e aprendizagem profissional da docência. In: ABRAMOWICZ, A.; MELLO, R. R. (Org.). Educação: pesquisas e práticas. Campinas: Papirus, 2000. p. 139-161.

NONO, A. M.; MIZUKAMI, M. G. N. Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 83, n. 203/204/205, p. 72-84, jan./dez. 2002. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1365. Acesso em: 27 mar. 2020.

NONO, M. A. Casos de ensino e professoras iniciantes. Orientadora: Maria da Graça Nicoletti Mizukami. 2005. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2324. Acesso em: 27 mar. 2020.

ONOHARA, A. M. H.; SANTOS CRUZ, J. A.; MARIANO, M. L. Educação inclusiva: o trabalho pedagógico do professor para com o aluno autista no ensino fundamental I. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, v. 20, n. 2, p. 289-304, jul./dez. 2018. ISSN 2594-8385. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/12020. Acesso em: 27 mar. 2020.

RODRIGUES, M. C. C.; REALI, A. M. M. R. Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line. Revista de Educação Pública. Cuiabá v. 22, n. 50, p. 643-663, set./dez., 2013. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1236. Acesso em: 27 mar. 2020.

SHULMAN J. H. Happy Accidents: cases as oportunities for teacher learning. Annual Meeting of the American Educational Research Association, New Orleans, 2002.

SHULMAN, J. H. Teacher-written cases with commentaries: a teacher-researcher collaboration. In: SHULMAN, J. H. (Ed.). Case methods in teacher education. New York: Teachers College, 1992. p. 131-152.

SHULMAN, L. S. Toward a pedagogy of cases. In: SHULMAN, J. H. (Ed.). Case methods in teacher education. New York: Teachers College, 1992. p. 1-30.

SHULMAN, Lee S.; SHULMAN, Judith H. Como e o que os Professores Aprendem: uma perspectiva em transformação. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 6, n. 1, p.120-142, jan./jun. 2016. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/353. Acesso em: 27 mar. 2020.

Publicado

04/03/2020

Como Citar

PREICHARDT DUEK, V.; SCARLATI DOMINGUES, I. M. C.; MIZUKAMI, M. da G. N.; MARTINS, L. de A. R. Formação continuada de professores para educação inclusiva: uma experiência com casos de ensino. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 916–931, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp.1.13508. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13508. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Educação especial e inclusão: diálogos sobre pesquisa, políticas e práticas

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.