A proposta de um Programa de Pós-Graduação em Educação e as avaliações da CAPES
Um estudo de caso a partir da Universidade Estadual do Oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17773Palavras-chave:
Avaliação, Programas de Pós-Graduação, CAPESResumo
Este artigo propõe analisar como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) avalia um Programa de Pós-Graduação em Educação. Os objetivos são: problematizar o desempenho do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PPGE/UNIOESTE) descritos nos Pareceres finais da Comissão de Área; analisar, através das recomendações dos avaliadores, quais são as melhorias indicadas pelos consultores; apresentar, em perspectiva comparada, sugestões, diretrizes e estratégias que são adotadas por Programas consolidados e, que, eventualmente, possam ser adotados tanto pelo PPGE/UNIOESTE, quanto por outros Programas de Pós- Graduação em situação similar. Os resultados da pesquisa problematizam os comentários positivos, negativos e as sugestões exaradas pelos avaliadores, bem como parte das tendências e dos desafios impostos aos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil.
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