Educação e emancipação em T. W. Adorno: contribuições para a formação de professores

Autores

  • Luciana Zambel UNESP Campus de Araraquara
  • Luiz Antônio Nabuco Lastória

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.8794

Palavras-chave:

Educação. Emancipação. Professores

Resumo

Para Adorno, a educação tem por objetivo principal a emancipação humana.  Emancipar, como veremos, significa criar condições para que cada um possa viver livremente, e assim ser capaz de desenvolver todas as suas potencialidades. Mas, se por um lado tais objetivos se apresentam até mesmo para nós com certa obviedade, por outro, como apontará Adorno, sua efetivação encontrará caminhos pedregosos. Diante de tais questões, o artigo visa apresentar em que medida é possível construir uma educação voltada para a emancipação, destacando, sobretudo, o papel dos professores nesse processo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Zambel, UNESP Campus de Araraquara

Sou mestranda de Educação Escolar da UNESP - Campus de Araraquara. Trabalho com Educação e emancipação em T.W. Adorno: Contribuições para a formação de professores.

 

Downloads

Publicado

20/12/2016

Como Citar

ZAMBEL, L.; LASTÓRIA, L. A. N. Educação e emancipação em T. W. Adorno: contribuições para a formação de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 2205–2218, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.8794. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8794. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.