Avaliação e Políticas Públicas em Educação: Fatores determinantes na qualidade e formação de profissionais
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v0i16.9357Palavras-chave:
Politicas Publicas de Educação, Avaliação de Politicas, Qualidade da Educação, Formação de ProfessoresResumo
Este trabalho visa demonstrar o quanto é importante a avaliação das estratégias, planos e programas implantados no sistema educacional com a finalidade de aperfeiçoai, corrigir, desenvolver, adicionar novas metodologias e tomar decisões. Uma avaliação construtiva proporciona estas oportunidades para desenharmos um sistema público educacional de qualidade, de acordo com nossas demandas e realidades. Discrepâncias são localizadas de maneara bem clara quando verificamos índices estatísticos voltados para termos quantitativos como exemplo Censo relativos ao PROUNI, FUXDEF e PROHACAP, deixando de lado um índice que caminha paralelamente e é imprescindível para a realização e união da eficiência, eficácia e da produtividade: "a qualidade". Após a iniciação desta pesquisa, já podemos verificar de maneira geral que com as pessoas certas nos lugares certos, bem qualificadas e treinadas, com uma adequação e implantação de políticas públicas voltadas para nossas demandas sem introduzir pacotes internacionais que não condizem com nossa realidade, com um Órgão fiscalizador esterno, como exemplo o CGU, efetuando auditorias voltadas para a área da educação, dentro dos prazos necessários, com uma análise curricular mais específica do que generalista da formação de novos profissionais e tendo como base uma Instituição séria e impessoal voltada para o fornecimento na íntegra dos índices estatísticos supervenientes, há uma grande possibilidade de qualificarmos melhor a educação brasileira.