VIVÊNCIAS FORMATIVAS MEDIADAS PELA MODADALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO UNIVERSITÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.12972

Resumo

A Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande – FURG viabilizou dois cursos de capacitação profissional com suporte pedagógico e tecnológico através da modalidade Educação a Distância (Ead), com o intuito de qualificar o trabalho dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE) que atuam nos espaços administrativos da Instituição. Dentro deste contexto, esta pesquisa de cunho qualitativo teve por objetivoentender como os TAE relacionam os cursos na modalidade EaD com a sua prática cotidiana. Os dados foram produzidos por meio de questionário e analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo e a partir das análises foi gerado o discurso "relação entre a formação vivenciada e as atividades laborais cotidianas", que embasou algumas reflexões, demonstrando a contribuição desta formação desenvolvida a partir da estrutura em EaD da Universidade. A fala expressa pelo discurso denota vantagens atribuídas pelos sujeitos à formação por meio da EaD. Os resultados reforçam que esta modalidade, como estratégia, é eficaz no cumprimento do objetivo institucional de proporcionar formação qualificada ao corpo técnico, abrindo caminhos para impulsionar o desenvolvimento e aprimorar habilidades necessárias ao desempenho das atividades dos TAE.  Além disso, a estratégia formativa fortalece a EaD no âmbito da FURG.

Biografia do Autor

LUCIANA MARTINEZ DUARTE, PRO-REITORIA DE GESTAO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG

PRO-REITORIA DE GESTAO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG

ELAINE CORREA PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG

INSTITUTO DE MATEMATICA ESTATISTICA E FISICA-IMEF

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG

LEANDRO DA SILVA SAGGIOMO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG

INSTITUTO DE MATEMATICA ESTATISTICA E FISICA-IMEF

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG

Publicado

16/09/2020

Como Citar

DUARTE, L. M., PEREIRA, E. C., & SAGGIOMO, L. D. S. (2020). VIVÊNCIAS FORMATIVAS MEDIADAS PELA MODADALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO UNIVERSITÁRIO. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 16(2). https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.12972