Vivências formativas mediadas pela modalidade educação a distância e suas implicações no trabalho universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.12972

Palavras-chave:

Formação continuada, Educação a distância, Formação profissional

Resumo

A Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) viabilizou dois cursos de capacitação profissional com suporte pedagógico e tecnológico através da modalidade Educação a Distância (Ead), com o intuito de qualificar o trabalho dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE) que atuam nos espaços administrativos da Instituição. Dentro deste contexto, esta pesquisa de cunho qualitativo teve por objetivo entender como os TAE relacionam os cursos na modalidade EaD com a sua prática cotidiana. Os dados foram produzidos por meio de questionário e analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo; a partir das análises foi gerado o discurso “relação entre a formação vivenciada e as atividades laborais cotidianas”, que embasou algumas reflexões, demonstrando a contribuição desta formação desenvolvida a partir da estrutura em EaD da Universidade. A fala expressa pelo discurso denota vantagens atribuídas pelos sujeitos à formação por meio da EaD. Os resultados reforçam que esta modalidade, como estratégia, é eficaz no cumprimento do objetivo institucional de proporcionar formação qualificada ao corpo técnico, abrindo caminhos para impulsionar o desenvolvimento e aprimorar habilidades necessárias ao desempenho das atividades dos TAE. Além disso, a estratégia formativa fortalece a EaD no âmbito da FURG.

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Biografia do Autor

Luciana Martinez Duarte, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande – RS

Administradora da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande – RS

Professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física. Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC).

Leandro da Silva Saggiomo, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande – RS

Administrador do Instituto de Matemática, Estatística e Física. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

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Publicado

01/02/2021

Como Citar

DUARTE, L. M.; PEREIRA, E. C.; SAGGIOMO, L. da S. Vivências formativas mediadas pela modalidade educação a distância e suas implicações no trabalho universitário. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 467–480, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.12972. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12972. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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