A produção de conhecimento em políticas educacionais dos programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista no período 2009-2013

Autores/as

  • Kellcia Rezende Souza Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Unesp – Araraquara.
  • Maria Teresa Micely Kerbauy Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Unesp – Araraquara.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i19.9381

Palabras clave:

Pesquisas, Política Educacional, Pós-Graduação,

Resumen

O presente estudo analisa as tendências subjacentes as pesquisas em políticas educacionais na produção dos programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo. Os dados foram analisados a partir dos conteúdos dos resumos. Tomamos como objeto para compreender esta problemática as dissertações e teses, com temáticas voltadas para a área da política educacional. Foram selecionadas 85 pesquisas, no período de 2009 à 2013. Os trabalhos traduzem o panorama de tendências e olhares predominantes no campo das políticas educacionais dos programas da instituição, representado no quadro de 5 categorias temáticas: Estudos sobre políticas e programas governamentais; Legislação e direito à educação; Políticas de financiamento e gestão; Políticas de avaliação e Papel dos partidos políticos e outras entidades da sociedade civil. A análise empreendida demonstra os avanços do campo de conhecimento focalizado e os limites que se apresentam para a consolidação da área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

03/02/2017

Cómo citar

SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. A produção de conhecimento em políticas educacionais dos programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista no período 2009-2013. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 19, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v0i19.9381. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9381. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.