Ser professor ou estar professor: as implicações no contexto de sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.14937Palavras-chave:
Educação, Professor, Aluno, Aprendizagem, PedagogiaResumo
Em um contexto em que se promove o uso de metodologias ativas, estratégias e planejamentos de aulas aliados à tecnologia, entre outras muitas ferramentas tão significativas para disponibilizar um ambiente propício ao desenvolvimento de um aprendizado eficaz, questiona-se por que nossos alunos não alcançam os objetivos propostos. O que é necessário de fato para que o processo de ensino/aprendizagem seja eficaz e torne o aluno um indivíduo autônomo? O problema talvez não esteja somente no aluno. Será que o professor, mesmo tendo capacitação profissional para atuar na sua área, teve as orientações e a formação acadêmica necessária para trazer aos alunos métodos e ferramentas para as mais amplas possibilidades de melhorarem seu universo do conhecimento? Nesse contexto, esse trabalho tem o objetivo de trazer uma reflexão sobre a formação docente de maneira a atender a demanda no contexto atual da educação, somado ao ato pedagógico que incentive no professor a autonomia que muitas vezes ele deve instigar em seus alunos, mas devido à falta de motivação e atuação do “ser professor” não consegue desenvolver as habilidades que a educação exige.
Downloads
Referências
DARSIE, M. M. P.; CARVALHO, A. M. P. O início da formação do professor reflexivo. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 90-108, 1996.
DIESEL, A. et al. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
FARIA, E. T. O professor e as novas tecnologias. Ser professor, v. 4, p. 57-72, 2004.
FERRAZ, A. P. C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 92 p.
KRATHWOHL, D. R. A revision of Bloom’s taxonomy: an overview. Theory in Practice, v. 41, n. 4, p. 212-218, 2002.
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas, convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez, Brasília, 2001.
PEREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como prático reflexivo. In: NÓVOA. A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 93-114.
RAMPINELI, E. F. Ser ou estar professor? A construção da ética no contexto escolar. Revista Linhas, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2001.
ROCHA, T. L. Da racionalidade técnica ao professor reflexivo. Cadernos da FUCAMP, v. 13, n. 18, p. 119-127, 2014. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/download/407/306. Acesso em: 15 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.