Ser professor ou estar professor: as implicações no contexto de sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.14937

Palavras-chave:

Educação, Professor, Aluno, Aprendizagem, Pedagogia

Resumo

Em um contexto em que se promove o uso de metodologias ativas, estratégias e planejamentos de aulas aliados à tecnologia, entre outras muitas ferramentas tão significativas para disponibilizar um ambiente propício ao desenvolvimento de um aprendizado eficaz, questiona-se por que nossos alunos não alcançam os objetivos propostos. O que é necessário de fato para que o processo de ensino/aprendizagem seja eficaz e torne o aluno um indivíduo autônomo? O problema talvez não esteja somente no aluno. Será que o professor, mesmo tendo capacitação profissional para atuar na sua área, teve as orientações e a formação acadêmica necessária para trazer aos alunos métodos e ferramentas para as mais amplas possibilidades de melhorarem seu universo do conhecimento? Nesse contexto, esse trabalho tem o objetivo de trazer uma reflexão sobre a formação docente de maneira a atender a demanda no contexto atual da educação, somado ao ato pedagógico que incentive no professor a autonomia que muitas vezes ele deve instigar em seus alunos, mas devido à falta de motivação e atuação do “ser professor” não consegue desenvolver as habilidades que a educação exige.

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Biografia do Autor

Joice Ferreira Nicola, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Aluna Especial no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (FCL). Professora de Língua Inglesa do ensino médio e técnico da ETEC. Pedagoga. Especialista em metodologia do ensino da língua inglesa.

Simone Martins de Caires Palaro, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Aluna Especial no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (FCL). Professora auxiliar na rede Estadual do Estado de São Paulo. Especialista em educação especial e psicopedagogia. Docente convidada Unisagrado.

Sebastião de Souza Lemes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professor no Departamento de Antropologia, Política e Filosofia. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Doutorado em Psicologia (USP).

Referências

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

NICOLA, J. F.; PALARO, S. M. de C.; LEMES, S. de S. Ser professor ou estar professor: as implicações no contexto de sala de aula. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 344–366, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.14937. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14937. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

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